Qualificamos e promovemos a agenda liderada por mulheres negras na política institucional, fortalecendo a democracia brasileira, usando como estratégia a superação da falta dessa representatividade nas instâncias de poder. Com isso, atuamos por meio de formação política, reposicionamento de temas na agenda pública e pesquisas centradas em dados.
Com racismo e machismo, não há democracia. Acreditamos que a disputa de narrativa é fundamental, por isso, falamos da potência das mulheres negras como sujeitas políticas e protagonistas de um projeto de poder político. Somos o maior grupo demográfico do país – mais de 28% da população, cerca de 60 milhões de pessoas. No entanto, ocupamos menos de 5% dos assentos no Congresso Nacional.

As mulheres negras são as que menos recebem investimentos em suas campanhas. Em 2018 as mulheres negras receberam apenas 7% do total dos recursos, o que representa 48,6% a menos do que o valor esperado se a distribuição de recursos fosse equânime, ou seja, se seguisse o percentual de candidaturas de 13,6%. Dados do Tribunal Superior Eleitoral demonstram que, em 2018, 76% das receitas líquidas de campanhas de mulheres negras vieram de verba pública (Fundo Especial de Financiamento de Campanha e Fundo Partidário). Em 2022, o percentual atingiu 87%.
Como nossos passos vêm de longe, não buscamos falar apenas das ausências, carregamos conosco o legado de mulheres negras que vieram antes de nós que, mesmo em meio aos obstáculos, reivindicaram suas presenças no espaço público e nos deixaram estratégias políticas de muitas conquistas. Para isso, produzimos análises de dados sobre a política com a lente de gênero, de raça e de classe.
Mulheres Negras Decidem é uma declaração de crença no poder das gerações atuais em cumprir a promessa democrática.
Atualmente, estamos articuladas em 22 unidades da Federação: AL, AM, AP, BA, DF, ES, GO, MA, MT, MG, PA, PB, PE, PI, PR, RO, RJ, RN, RO, SC, SP e TO.
Um movimento que se constrói a partir da visão de ativistas negras de Tocantins, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte e vários outros estados brasileiros, é capaz de acessar diferentes experiências, desde comunidades quilombolas, ribeirinhas e povos de terreiro até as periferias dos grandes centros urbanos.
O horizonte e a radical imaginação política do Movimento Mulheres Negras Decidem contribuem para a produção de soluções inovadoras para problemas estruturais do país.
Se você é uma mulher negra, se junte ao movimento que mais cresce no Brasil!
