O movimento Mulheres Negras Decidem

Qualificamos e promovemos a agenda liderada por mulheres negras na política institucional, fortalecendo a democracia brasileira, usando como estratégia a superação da falta dessa representatividade nas instâncias de poder. Com isso, atuamos por meio de formação política, reposicionamento de temas na agenda pública e pesquisas centradas em dados.

Com racismo e machismo, não há democracia. Acreditamos que a disputa de narrativa é fundamental e precisa incluir as mulheres negras urgentemente, já que nós somos o maior grupo demográfico do país (mais de 28%, segundo o IBGE de 2019) e ocupamos menos de 2% de cadeiras no congresso nacional.

As mulheres negras são as que menos recebem investimentos em suas campanhas. Em 2014, somente 2,5% das despesas dos candidatos ao Legislativo incluíam estas candidaturas. A falta de recursos afeta a elegibilidade, por exemplo, já que, no mesmo ano, o percentual de mulheres negras eleitas no legislativo foi de apenas 1,6%, enquanto que a de homens brancos chegou a 12,6%. 

Como nossos passos vêm de longe, não buscamos falar apenas das ausências, carregamos conosco o legado de mulheres negras que vieram antes de nós que, mesmo em meio aos obstáculos, reivindicaram suas presenças no espaço público e nos deixaram estratégias políticas de muitas conquistas. Para isso, produzimos análises de dados sobre a política com a lente de gênero, de raça e de classe.

Mulheres Negras Decidem é uma declaração de crença no poder das gerações atuais em cumprir a promessa democrática.

 

Atualmente, estamos presentes em 19 estados, com preponderância na região Sudeste pelo histórico de fundação das ações, mas em expansão para os demais estados brasileiros. Estamos articuladas em AL, AM, BA, DF, ES, GO, MA, MG, PA, PB, PE, PI, PR, RO, RJ, RO, SC, SP e TO. 

Um movimento que se constrói a partir da visão de ativistas negras do Tocantins, Rondônia, Santa Catarina, Maranhão e vários outros estados brasileiros, nos permite acessar experiências específicas, de comunidades quilombolas, ribeirinhas e povos de terreiro, por exemplo, aprimorar a produção de soluções, vislumbrando formatos de enfrentamento de problemas estruturais no contexto brasileiro, mas que são construídos localmente por mulheres negras.

Para além de ampliarmos nossa rede de mulheres negras ativistas e articuladoras políticas do movimento Mulheres Negras Decidem, por um ponto de vista geopolítico, também ampliamos nosso horizonte de reflexões, com um conjunto de novas preocupações e soluções inovadoras a partir de nossas visões.

Se você é uma mulher negra e gostaria de atuar no movimento, entre em contato pelo Instagram, pelo nosso e-mail: contato@mulheresnegrasdecidem.org ou telefone Institucional.