Conheça as nossas pesquisas

Pesquisa parlamentares negras

Pesquisa "Porque votar em mulheres negras: balanço dos mandatos das parlamentares negras"

Quais são as principais contribuições deixadas pelas parlamentares negras na última legislatura? O questionamento nasce a partir da identificação da radical imaginação política que as mulheres negras que ocupam cargos eletivos apresentaram frente aos desafios do Brasil entre 2019 e 2023. Foi neste período que a população brasileira foi atravessada por violência, desigualdade e fome, enquanto o mundo encarava a pandemia mais grave dos últimos anos.

No ano do processo eleitoral mais importante desde a redemocratização do Brasil, o Mulheres Negras Decidem busca mais uma vez sistematizar o legado deixado pelas políticas negras e, para tanto, apresenta este relatório, que narra detalhes inéditos desta herança. 

Pesquisa
"Mulheres Negras Decidem Para onde vamos"

Construindo um futuro antirracista a partir das estratégias e soluções do movimento brasileiro de mulheres negras, em parceria com Instituto Marielle Franco, o Movimento Mulheres Negras Decidem divulga uma pesquisa inédita com 245 mulheres negras ativistas por todo o Brasil.

Por que um relatório sobre o ativismo das mulheres negras? Há um momento decisivo em nossa sociedade em que a experiência das mulheres negras precisa ser reconhecida e valorizada. Queremos que este relatório colabore na implementação de alguma forma de mudança tangível, capacitando as mulheres negras a saberem qual é a sua situação neste país, mas também informando a sociedade sobre o que está acontecendo e, a partir desta experiência, trabalharmos para realizar o futuro que queremos.